Abdominoplastia

ABDOMINOPLASTIA



Definição

- Cirurgia plástica do abdômen.

Objetivos

- Corrigir deformidades resultantes de gravidez, da obesidade (após o emagrecimento), decorrentes de traumas, ou de cirurgias abdominais com cicatrizes pouco estéticas.

Noções do procedimento

- Geralmente a cirurgia é realizada por um corte na parte inferior do abdômen, permitindo atuar não só na sobra de pele, como na camada gordurosa e muscular. A dimensão deste corte é variável na dependência das alterações de cada paciente. É comum que seja associado a abdominoplastia uma lipoaspiração (ver este outro item). Muitas vezes com a abdominoplastia melhora-se não somente a aparência do abdômen, como comprovadamente aprimora a postura da paciente (o que pode colaborar para dores nas costas). Alem disso, a abdominoplastia corrige estrias abaixo da cicatriz umbilical, corrige o mal posicionamento da cicatriz umbilical, e eventualmente, retira cicatrizes de cirurgias anteriores, tais como as da apendicectomia ou hérnias.

Anestesia

- Geral. Peridural ou raquídea (nas costas).

Cuidados pós-operatórios

- Os curativos são realizados geralmente nas primeiras duas semanas. É recomendável o uso de uma cinta elástica por aproximadamente quarenta dias. Deve-se evitar a exposição solar da áreaoperada.

Tempo de recuperação

- Em torno de um mês a paciente já realiza todas as atividades habituais, exceto aquelas que demandem grandes esforços.