Ritidoplastia

RITIDOPLASTIA



Definição

- É a cirurgia plástica da face.

Objetivos

- Abordar cirurgicamente os vários segmentos da face até o pescoço para corrigir deformidades na fronte (testa), nas pálpebras (ver item blefaroplastia), nas bochechas, no contorno da mandíbula e mento (queixo) e no pescoço, principalmente na parte mais superior deste. Várias são as razoes para a ritidoplastia: alterações em decorrência do envelhecimento, traumas ou alterações congênitas são exemplos.

Noções do procedimento

- O corte cirúrgico geralmente se localiza na parte anterior da orelha com extensões para baixo e para cima. As correções das estruturas da fronte, das pálpebras, das bochechas, do contorno da mandíbula e do pescoço com freqüência, são feitas não só na pele, como também na camada muscular, ou mesmo, em camadas mais profundas. De uma forma ampla, a cirurgia visa restabelecer uma harmonia com a face. Resgata de forma natural um rejuvenescimento. Procura amenizar um ar de cansaço do rosto. É prudente informar, que ao invés de um procedimento simples, como muitas vezes, citado na mídia, a ritidoplastia tem grande importância para o contexto da expressão da face. Recupera a beleza de um rosto. Nesta cirurgia, a palavra chave é a harmonia, a suavidade de perceber e corrigir o desgracioso. Não há o propósito de mudar a fisionomia, ou de forçar um resultado. Resguardar um ar mais natural para a fisionomia, sem gerar conflitos de identidade é parte fundamental do raciocínio da cirurgia proposta. Neste contexto, a ritidoplastia com freqüência associa-se a outros procedimentos não cirúrgicos, "peelings", botox, preenchimentos de rugas, etc.

Anestesia

- Geral. Local com sedação conforme a paciente.

Cuidados pós-operatórios

- Curativos com pomadas oftálmicas, compressas frias, evitando-se o calor e o sol. Uso de óculos escuros. Eventualmente, uso de alguns colírios conforme indicação médica.

Tempo de recuperação

- Na primeira semana toda a face permanece mais inchada e sensível. Na segunda semana o inchaço reduz mais rapidamente e permanecem apenas algumas equimoses que vão esmaecendo na semana seguinte.