Microagulhamento
O que é?
O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. Seu resultado mais proeminente é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme. A técnica pode ser feita por rollers (mais comum), canetas elétricas ou carimbos. É sempre importante observar se o material utilizado tem autorização da Anvisa para uso, e se as agulhas são estéreis. Em nenhuma hipótese estas podem ser reutilizadas, mesmo que no próprio paciente.
A técnica mais popular é a minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado apenas com creme anestésico. Na técnica cirúrgica, o microagulhamento é feito de forma mais intensiva e com o paciente anestesiado em ambiente cirúrgico. Usualmente, a técnica minimamente invasiva oferece resultados após uma sequência de aplicações em intervalos regulares (comumente mensais), enquanto a técnica cirúrgica pode já oferecer resultados visíveis em apenas uma sessão.
Para fazer o Microagulhamento o paciente não deve estar com a pele bronzeada nem apresentar infecções locais. Câncer da pele na área tratada ou nas proximidades também contraindica a técnica. A recuperação costuma ser rápida, mesmo nos casos de técnica cirúrgica.
Indicação:
As principais indicações do microagulhamento são: cicatrizes, especialmente as de acne, estrias, envelhecimento e flacidez, calvície, melasma e drug delivery em geral.
Tem interesse em fazer uma
Cirurgia plástica?
Agende uma consulta com o Dr. Alexandre e entenda tudo o que é possível.
Prof. Dr.
Alexandre Katalinic Dutra
CRM: 56.004
- Milhares de Cirurgias Plásticas realizadas em mais de 30 anos de experiência
- PHD e Mestrado em Cirurgia Plástica
- Palestrante convidado em Congressos nacionais e internacionais
- Autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros
- Professor de Cirurgia Plástica por mais de 20 anos
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP